Sebastião Salgado foi tema de escola de samba ameaçada por prefeito no ES
Sebastião Salgado, que morreu hoje aos 81 anos, foi enredo da Independente da Boa Vista no Carnaval de 2025. O prefeito de Cariacica (ES), Euclério Sampaio (MDB), ameaçou cortar a verba da escola de samba após a agremiação exaltar o MST (Movimento dos Sem Terra) em uma de suas alas durante o desfile.
O que aconteceu
Ala reuniu 40 militantes capixabas do MST. Batizado de "Terra", o grupo visava relembrar a conexão entre o fotógrafo e o movimento social. Ao todo, o desfile contou com 19 alas.
Cariacica fica na região metropolitana da capital capixaba e abriga sede da Independente. A escola de samba foi campeã do Carnaval de Vitória após homenagear o fotógrafo.
Prefeito se manifestou dizendo que rees à escola seriam cortados. Em nota, Sampaio disse que não compactua com "homenagens a movimentos criminosos, que espalham o terror e a tristeza no campo", que não sabia da ala do MST e prometeu "responsabilizar a escola da forma cabível".
Independente disse que desfile não teve "conotação partidária ou política". Em nota no Instagram, a agremiação informou que "a representação apresentada no desfile visou unicamente destacar esse aspecto importante da obra" de Salgado, que fotografou o MST por três anos para um de seus livros.
Sebastião Salgado gravou vídeo para afirmar que homenagem foi "sublime". Em conteúdo divulgado pelos perfis do MST nas redes sociais, o fotógrafo afirma que ficou "felicíssimo" com a ala em homenagem ao Movimento Sem Terra. "O Movimento Sem Terra é uma das maiores organizações sociais de toda a América Latina", afirma ele na gravação.