Sebastião Salgado presenciou atentado contra presidente dos EUA nos anos 80
Sebastião Salgado, que morreu hoje aos 81 anos, presenciou uma tentativa de assassinato contra Ronald Reagan, então presidente dos EUA, em 1981.
O que aconteceu
Brasileiro fazia fotos para uma reportagem sobre os 100 primeiros dias do governo Reagan. Salgado registrou o momento em que John Hinckley Jr. disparou seis vezes na direção do presidente estadunidense após um evento em um hotel.
Uma das balas ricocheteou na lataria de um carro e atingiu o peito do político. Ronald Reagan foi operado e sobreviveu. Os registros de Sebastião Salgado foram vendidos para jornais e revistas de todo o mundo.
Salgado comentou sobre o episódio em entrevista ao "Conversa com Bial" (Globo), em 2019. "Publicamos, e eu ganhei muito dinheiro. Mas depois colocamos essa imagem em um cofre e nunca mais divulgamos. Eu não queria ficar marcado como o fotógrafo que registrou o atentado contra Reagan."
Quando eu cheguei na porta do hotel, vi ele saindo e estava fotografando em cores. Quando coloquei o dedo para tirar a primeira foto, ouvi um disparo.
Sebastião Salgado
Após o episódio, Sebastião Salgado realizou sua primeira viagem à África. Fotógrafo se tornou conhecido por registrar belezas locais e costumes dos povos, tornando-se um ativista ambiental ao longo da carreira.