'Não tenho um avião para lhe dar', diz presidente da África do Sul a Trump

Durante a troca de farpas entre Donald Trump e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, em evento oficial nos Estados Unidos nesta quarta-feira (21), o líder africano fez um comentário ácido ao chefe de estado americano, mencionando não ter "um avião para lhe presentear". A Fala faz referência ao jato de luxo dado de presente aos EUA pelo governo do Catar, que foi formalmente aceito por Washington.
O que aconteceu
O mal-estar entre os presidentes começou após Donald Trump acusar a África do Sul de um possível "genocídio branco".
O americano chegou a mostrar vídeos e artigos que, segundo ele, comprovam a violência contra fazendeiros sul-africanos. Cyril Ramaphosa rebateu as acusações, dizendo que a violência no país não é direcionada a um grupo racial específico, e que as alegações de Trump eram baseadas em informações falsas. As taxas de homicídio são altas no país e a maioria das vítimas é negra.
Depois disso, o presidente sul-africano "lamentou" não ter um avião para dar a Trump. "Desculpe por não ter um avião para te dar", disse Ramaphosa. Também em tom debochado, o republicano disse que aceitaria um avião para a Força Aérea Americana.
Fala do sul-africano faz referência a aeronave que o norte-americano ganhou do governo do Qatar. Trump vem sendo alvo de críticas da oposição e de líderes internacionais por aceitar o presente.
A reunião, televisionada diretamente do Salão Oval, teve um início cordial quando Ramaphosa e Trump trocaram comentários sobre golfe. Os campeões de golfe sul-africanos Ernie Els e Retief Goosen estavam presentes como parte da delegação de Ramaphosa.