Topo
Notícias

Rússia designa comandante do cerco de Mariupol como chefe das forças terrestres

22/05/2025 06h27

Andrei Mordvichev, um dos comandantes do cerco devastador à cidade ucraniana de Mariupol, em 2022, foi nomeado nesta quinta-feira (21) como chefe das forças terrestres do Exército russo.

"O ministro da Defesa da Rússia, Andrei Belusov, apresentou às tropas o comandante das forças terrestres, general Andrei Mordvichev", anunciou o Ministério da Defesa no Telegram.

Mordvichev, 49 anos, é um militar de carreira que dirigiu o cerco à cidade portuária de Mariupol, no sul da Ucrânia, nas primeiras semanas da ofensiva russa, que começou no final de fevereiro de 2022. A operação deixou um balanço de mortos ainda desconhecido.

Segundo os serviços de segurança ucranianos, SBU, o general Mordvichev foi quem "deu a ordem de tomar Mariupol" e quem comandou o cerco à fábrica Azovstal, onde os últimos defensores ucranianos se entrincheiraram até a rendição.

Em março de 2022, a Ucrânia anunciou que matou Mordvichev em um bombardeio. Seu antecessor no cargo de comandante das forças terrestres russas, Oleg Saliukov, foi destituído na semana ada. Segundo a imprensa russa, ele atingiu a idade limite de 70 anos para ocupar o cargo.

bur/pt/jvb/zm/fp

© Agence -Presse

Notícias