Topo
Notícias

Telegram se associa à xAI de Musk e receberá US$ 300 milhões

28/05/2025 14h31

O Telegram fechou um acordo com a xAI, a empresa de inteligência artificial (IA) de Elon Musk, para incorporar o chatbot Grok na plataforma de mensagens durante um ano, em troca de um pagamento de 300 milhões de dólares (1,7 bilhão de reais) e ações do grupo controlado pelo bilionário.

Além disso, o Telegram também receberá metade das receitas geradas pelas s pagas à xAI adquiridas por meio de seu aplicativo, anunciou nesta quarta-feira (28) o diretor-executivo e cofundador da plataforma, Pavel Durov, na rede social X.

O Grok estará disponível a partir deste verão boreal (entre junho e setembro), disse Durov, sem mais detalhes. O Telegram não respondeu imediatamente a uma solicitação de comentários da AFP.

Os termos da parceria podem parecer desequilibrados, mas permitem à xAI, que absorveu o X no final de março, e ao Grok ar os inúmeros usuários do Telegram. Durov estimou nesta quarta que mais de um bilhão de pessoas usam seu aplicativo.

As grandes empresas de IA generativa buscam acelerar a adoção de seus respectivos assistentes para ter uma massa crítica e rentabilizar as enormes somas investidas em seu desenvolvimento.

Surgido em novembro de 2023, Grok chegou tarde na corrida dos robôs conversacionais e encontra-se significativamente atrás do ChatGPT da OpenAI e do Gemini do Google.

O Grok pode ser ado pelo X, mas com limites para os usuários que não pagam. Há três planos de disponíveis; o mais caro custa 40 dólares (227 reais) por mês ou 395 dólares (2.248 reais) por ano.

Durov, um empresário russo de 40 anos, naturalizado francês em 2021, lançou o Telegram junto com seu irmão Nikolai em 2013. Atualmente está sob investigação na França por conteúdo ilegal em seu popular serviço de mensagens.

tu/tmc/nth/llu/ad/ic/aa

© Agence -Presse

Notícias