Neymar volta, mas Santos cai para o CRB nos pênaltis na Copa do Brasil
O CRB eliminou o Santos com 5 a 4 nos pênaltis e avançou para as oitavas de final da Copa do Brasil após o 0 a 0 no tempo normal no Estádio Rei Pelé.
Neymar voltou, mas não foi suficiente para conseguir a classificação para o Santos. O grande herói da partida foi Matheus Albino. O goleiro fez várias defesas nos 90 minutos e ainda defendeu a cobrança decisiva de Zé Ivaldo.
Neymar voltou a jogar após 36 dias. Ele entrou aos 20 minutos do segundo tempo, após a recuperação de lesão muscular na coxa esquerda, e criou as principais chances do Santos antes do 0 a 0 se confirmar. O camisa 10 converteu o primeiro pênalti do Peixe.
Guilherme e Zé Ivaldo desperdiçaram as cobranças para o Santos. Guilherme isolou logo após Gabriel Brazão defender o pênalti de Fernando Henrique.
A premiação pela classificação às oitavas de final é de R$ 2,3 milhões. O valor é fundamental para o orçamento do CRB.
Mergulhado na crise e na vice-lanterna, o Santos voltará a campo para enfrentar o Vitória, domingo, no Barradão, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pela Série B, o CRB visitará o Botafogo-SP na segunda-feira.
Os pênaltis
Higor Meritão: converteu
Neymar: converteu
Fernando Henrique: perdeu
Guilherme: perdeu
Matheus Ribeiro: converteu
Tomás Rincón: converteu
Segovia: converteu
Tiquinho Soares: converteu
Henri: converteu
Gabriel Bontempo: converteu
Weverton: converteu
Zé Ivaldo: perdeu
Equilíbrio no primeiro tempo
O primeiro tempo foi de poucas emoções. O Santos até esboçou um domínio nos minutos iniciais, mas aos poucos viu o CRB igualar as ações.
A grande chance do Peixe veio aos 20 minutos, quando Deivid Washington fez o pivô e lançou para Barreal, sozinho, parar no goleiro Matheus Albino.
O CRB, perigoso nos contra-ataques, quase abriu o placar no minuto 40. O Santos saiu jogando mal, o espaço veio, e Douglas Baggio fez Gabriel Brazão se jogar na bola para evitar o gol.
Neymar tenta, mas não altera o placar
A primeira chance da etapa final foi do CRB. Meritão acertou lindo chute de longe, e Gabriel Brazão voou no ângulo para espalmar.
Aos 20 minutos, Neymar entrou, e o cenário mudou. Em três toques na bola, o meia criou três chances. No primeiro, deixou Souza na cara do gol, e Matheus Albino defendeu. No segundo, cruzou para Thaciano também parar em Albino. No terceiro, bateu o escanteio que gerou um cabeceio de Zé Ivaldo em cima da defesa regatiana.
O Santos continuou em cima e obrigou Matheus Albino a fazer outra defesaça em chute de fora da área do Guilherme, no minuto 24. O goleiro foi buscar no ângulo.
Aos 41 minutos, o CRB teve sua melhor chance no jogo. Mikael, sozinho no segundo pau, bateu para fora. Um minuto depois, Neymar bateu colocado no cantinho, e Matheus Albino fez um milagre para defender.
Lances importantes
Quase para o Santos. Aos 20 minutos, Deivid Washington fez bom lançamento e deixou Barreal sozinho. O argentino parou no goleiro Matheus Albino.
Quase para o CRB. Aos 20 minutos, o Santos saiu jogando errado, e Douglas Baggio, livre, obrigou Gabriel Brazão a fazer grande defesa.
Blitz com Neymar. O craque entrou aos 20 minutos do segundo tempo e criou três chances em dois minutos. Souza e Thaciano pararam em Matheus Albino. Zé Ivaldo cabeceou em cima do marcador.
Inacreditável. Aos 41 minutos, o CRB ficou muito perto do gol. Mikael, livre no segundo pau, chutou para fora.
Por muito pouco. Na sequência, aos 42, Neymar bateu colocado e Matheus Albino fez um milagre para buscar no cantinho.
FICHA TÉCNICA
CRB 0 (5) x (4) 0 SANTOS
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data: 22 de maio de 2025 (quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes (ambos de SC)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Kallyel (CRB) e Souza e Zé Ivaldo (Santos)
CRB: Matheus Albino, Weverton, Henri, Segovia e Matheus Ribeiro; Higor Meritão, Gegê (Kallyel) e Danielzinho (Fernando Henrique); Thiaguinho (Rafinha), Douglas Baggio (Vinícius Nunes) e Breno Herculano (Mikael). Técnico: Eduardo Barroca
SANTOS: Gabriel Brazão, Leo Godoy, Zé Ivaldo, Luan Peres e Souza (João Basso); Tomás Rincón, Zé Rafael (Gabriel Bontempo) e Rollheiser (Neymar); Barreal (Thaciano), Guilherme e Deivid Washington (Tiquinho Soares). Técnico: Cleber Xavier