Fluminense afasta zebra com goleada e vai às oitavas da Copa do Brasil
O Fluminense confirmou o favoritismo e garantiu a classificação para as oitavas da Copa do Brasil ao vencer a Aparecidense por 4 a 1, no Mané Garrinha, em Brasília, nesta quarta-feira. O Tricolor das Laranjeiras já havia vencido a partida de ida por 1 a 0, no Maracanã.
Wellington Carvalho abriu o placar para o Aparecidense, mas o Fluminense reagiu ainda no primeiro tempo, com gols de Samuel Xavier e Everaldo. Na etapa final, o Tricolor das Laranjeiras voltou a balançar as redes com gol contra de Vanderley e Ganso.
Classificado, o Fluzão agora aguarda o sorteio que definirá o adversário na próxima fase da Copa do Brasil. O time volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta o Vasco, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.
Já a Aparecidense volta suas atenções para a Série D. No mesmo sábado, o Camaleão encara o Ceilândia fora de casa, em confronto direto pela liderança do Grupo E. A equipe goiana ocupa a segunda colocação, atrás justamente do rival do Distrito Federal.
Como foi o jogo
Os minutos iniciais foram marcados por equilíbrio entre as equipes. Sem se intimidar, a Aparecidense rondou a área do time carioca e tentou pressionar. Houve espaço, mas os erros de e impediram que as jogadas ofensivas se transformassem em chances claras de gol.
Diante das dificuldades pelo chão, os mandantes apostaram pelo alto — e funcionou. O Camaleão abriu o placar com uma cabeçada precisa do zagueiro Wellington Carvalho. O Fluminense acordou após o gol e chegou ao empate com um belo chute rasteiro de Samuel Xavier. A virada aconteceu ainda no primeiro tempo com Everaldo, de cabeça.
O Fluminense voltou melhor para o segundo tempo, controlando a partida com mais posse de bola e presença no campo ofensivo. Com domínio das ações, o Fluzão criou mais oportunidades e ampliou o placar com Serna — em chute que desviou em Vanderley — e depois com um golaço de Ganso, que deu números finais à partida.
Gols e Destaques
VAR em ação! Arias apareceu cara a cara com o goleiro Matheus Alves, tentou o drible, mas caiu após o contato. Inicialmente, o árbitro aplicou cartão amarelo ao colombiano por simulação. No entanto, após revisão do VAR, foi identificado o toque e o impedimento no lance. O juiz então anulou o cartão aplicado a Arias.
1 a 0. Aparecidense na frente! Aos 30 minutos do primeiro tempo, após bom cruzamento em cobrança de escanteio, o zagueiro Wellington Carvalho subiu alto e cabeceou firme. A bola ainda tocou no travessão antes de morrer no fundo do gol, abrindo o placar.
1 a 1. Fluminense empata! Ganso conduziu a jogada e encontrou Samuel Xavier livre dentro da área. O lateral se livrou da marcação e finalizou cruzado, sem chances para o goleiro, deixando tudo igual.
2 a 1. Virada Tricolor! Nos acréscimos da primeira etapa, após cruzamento na área, a defesa da Aparecidense afastou mal, e a bola sobrou para Everaldo, que finalizou de cabeça para virar o jogo para o Fluminense.
3 a 1. Fluzão amplia! Arias apareceu bem, roubou a bola na entrada da área e soltou uma bomba. O goleiro espalmou, mas, no rebote, Serna finalizou. A bola ainda desviou em Vanderley antes de morrer no fundo do gol.
4 a 1. Golaço! Dentro da área, Ganso recebeu, levantou a cabeça e soltou um chute forte, no alto, para balançar as redes. Matheus Alves até pulou, mas não conseguiu alcançar.
Ficha técnica
Aparecidense 1 x 4 Fluminense
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Data e Hora: 21 de maio de 2025, às 19h30 (Horário de Brasília)
Competição: 3° fase da Copa do Brasil
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Wellington Carvalho (APA)
Cartões Vermelhos: Não teve
Gols: 30'/1ºT - Wellington Carvalho (APA), 40'/1ºT - Samuel Xavier (FLU), 46' 1°T - Everaldo (FLU), 25'/2ºT- Serna (FLU)- 25'/2ºT- Ganso - (FLU)
Aparecidense: Matheus Alves; David, Wellington Carvalho, Vanderley e Mário Henrique (Stéfano Pinho); Dyego (Gui Meira), Enzo, Higor Leite; Kaio Nunes (Paulo Meneses), João Marcos e Júlio Cesar. Técnico: Lúcio Flávio.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (Guga), Thiago Santos, Ignácio e Fuentes; Hércules, Nonato e Ganso; Arias, Serna e Everaldo. Técnico: Renato Gaúcho.