Eduardo Paes venceria eleição para governador do RJ em primeiro turno, diz pesquisa

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), venceria a eleição para governador do estado em primeiro turno se o pleito fosse hoje, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira, 27, pelo instituto Paraná Pesquisas.
Paes tem 57% das intenções de voto no cenário estimulado, quando os nomes dos políticos são apresentados aos entrevistados. O deputado estadual Rodrigo Bacellar (União), presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), aparece em segundo lugar, com 10,4%, seguido do deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), com 8,3%. O empresário Ítalo Marsili aparece com 1,6%.
Os que disseram votar em branco ou nulo são 16,7%, enquanto 6% não souberam ou não responderam.
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados respondem em quem votariam, sem uma lista prévia de candidatos, Paes lidera com 7,6% das intenções de voto, seguido pelo atual governador do Estado, Cláudio Castro (PL), com 4% - que foi reeleito em 2022 e, por isso, não pode disputar novo mandato.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece com 1%. Neste cenário, 80,3% dos entrevistados não souberam ou não opinaram.
O levantamento também simulou três cenários para a disputa ao Senado. No primeiro cenário estimulado, Flávio Bolsonaro aparece com 39,8% das intenções de voto, e a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) tem 27,2%.
A ex-deputada Clarissa Garotinho (União-RJ) tem 18,4%; o ex-deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), 15,1%; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, 14,5%, o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), 13,7%; e o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), 11,3%. Outros 10,9% disseram que vão votar em branco ou anular o voto, enquanto 4,7% não souberam ou não responderam.
No segundo cenário, Flávio Bolsonaro obteve 38,8% das intenções de voto. Benedita da Silva se mantém em segundo lugar com 26%, seguida de Cláudio Castro, com 23,4%. Na sequência estão Clarissa Garotinho com 17%, Anielle Franco com 14,6%, Alessandro Molon com 14,4% e Pedro Paulo com 12,8%. Nesta simulação, 10,1% dos eleitores vão votar em branco ou anular o voto e 4,5% não souberam ou não responderam.
No terceiro cenário, Flávio Bolsonaro aparece com 40,2% das intenções de voto, seguido de Benedita da Silva com 27,4% e Clarissa Garotinho com 19%. Alessandro Molon aparece com 15,7%, seguido de Anielle Franco com 15,4%, Pedro Paulo com 14% e o senador Carlos Portinho (PL-RJ) com 6,5%. Outros 10,8% dos eleitores escolheram votar em branco ou anular o voto, enquanto 5,1% não souberam ou não responderam.
Avaliação do governo de Cláudio Castro
Os entrevistados também opinaram sobre a atual gestão do governador Cláudio Castro. Segundo a pesquisa, 49% dos fluminenses desaprovam o atual governo, enquanto 46% aprovam a gestão. Além disso, 35,1% dos eleitores avaliam a istração como ruim ou péssima.
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas pessoais, entre os dias 19 e 23 de maio de 2025. Foram ouvidos 1.680 eleitores em 58 municípios. Tal amostra representativa do Estado do Rio de Janeiro confere à pesquisa um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,4 pontos porcentuais para os resultados gerais.