Bolsas europeias fecham em forte queda após ameaças tarifárias de Trump
As bolsas europeias fecharam no vermelho nesta sexta-feira (23), sacudidas pela ameaça de Donald Trump de impor tarifas de 50% aos produtos europeus importados nos Estados Unidos apesar das negociações comerciais previstas até julho.
Paris cedeu 1,65%; Frankfurt, 1,54%; Milão, 1,94% e Madri, 1,18%. Por sua vez, Londres perdeu apenas 0,24%, já que Estados Unidos e Reino Unido alcançaram um acordo comercial no início de maio.
Nesta sexta-feira, Trump retomou sua ofensiva contra o comércio mundial, ameaçando a União Europeia com novas tarifas de 50% "a partir de 1º de junho", após várias semanas de relativa calma na campanha protecionista que iniciou o seu retorno à Casa Branca.
Inicialmente, a Casa Branca havia planejado impor tarifas de 20% aos produtos europeus, mas anunciou uma pausa de 90 dias sobre os impostos superiores a 10%, com o objetivo de permitir que as negociações comerciais fossem concluídas, teoricamente em 8 de julho.
Em sua mensagem nesta sexta, o presidente americano expressou sua impaciência com essas conversas com a UE, que, segundo ele, "não avançam de forma alguma".
mgi/myr/eb/hgs/eg/dd/mvv
© Agence -Presse